Telegram

O Telegram Messenger é um aplicativo de envio e recebimento de mensagens instantâneas por nuvem que foi criado em 2013 pelos fundadores da VK

Telegram

O que é Telegram?

O Telegram Messenger é um aplicativo de envio e recebimento de mensagens instantâneas por nuvem que foi criado em 2013 pelos fundadores da VK, maior rede social russa, e hoje compete mundialmente com outros apps semelhantes, como o Whatsapp e o Line, sendo considerado o mais seguro e mais rápido entre eles.

O aplicativo está disponível para smartphones e tablets (Android, iOS, Windows Phone, Ubuntu Touch, Firefox OS), computadores (Windows, OS X, Linux) e também como app web, através do qual os usuários podem trocar mensagens, vídeos, fotos, gifs, stickers e arquivos de qualquer formato com até 1,5 GB de tamanho. As conversas podem ser individuais ou em grupos de até 200.000 usuários, sendo públicas ou privadas. A plataforma ainda permite a criação de canais de transmissão para um número ilimitado de usuários, criação de enquetes, chats secretos com mensagens autodestruídas e criptografia de ponta e edição de fotos avançada, entre outros.

Como o Telegram funciona?

O Telegram conecta dois ou mais usuários através dos seus números de celular. A plataforma armazena os dados em nuvem, criptografados, onde ocorre a sincronização entre os dispositivos, aumentando assim a velocidade de envio e recebimento de mensagens, fotos, vídeos e arquivos. O armazenamento em nuvem permite o compartilhamento de altas quantidades de dados sem utilizar a memória do celular, tablet ou computador.

Ao criar uma conta, o usuário escolhe o nome que ficará disponível para os outros e pelo qual poderá ser encontrado pela busca caso deseje configurar seu perfil como público. A partir daí, já é possível se conectar com os contatos que tenham o Telegram, criar grupos, supergrupos ou canais de transmissão, realizar chamadas de voz e buscar grupos e canais públicos para seguir. Também é possível criar links para que pessoas possam localizar o usuário ou grupo sem que tenham acesso ao seu número de celular.

Como baixar o Telegram?

Qualquer pessoa com um número de celular pode baixar o aplicativo em seu smartphone ou tablet através da Apple Store, Google Play ou plataforma semelhante, nos aparelhos com sistema operacional Android, iOS, Windows Phone, Ubuntu Touch e Firefox OS.

Pelo computador, é possível acessar a versão web pelo link web.telegram.org ou baixar as versões desktop para Windows, macOS e Linux pelo link desktop.telegram.org.

Telegram é seguro?

O Telegram é hoje considerado o aplicativo gratuito de mensagens instantâneas mais seguro disponível nas lojas virtuais. Isso ocorre por conta da segurança de seu servidor, da criptografia de ponta utilizada e pela possibilidade de criar chats secretos com mensagens autodestruídas, que não armazenam dados em nuvem e não permitem compartilhamento de mensagens. Ademais, o aplicativo não deixa visível o número de telefone do usuário e permite a configuração dos recursos “visualizado” e “visto por último”, evitando stalkers.

Telegram é criptografado?

O Telegram oferece suporte a duas camadas de criptografia segura: a criptografia cliente-servidor, que é usada em chats na nuvem (chats privados e em grupo). Os chats secretos usam uma camada adicional de criptografia cliente-cliente. Todos os dados, independentemente do tipo, são criptografados da mesma maneira — seja texto, mídia ou arquivos.

A criptografia usada é baseada em criptografia AES simétrica de 256 bits, criptografia RSA de 2048 bits e troca de chaves segura Diffie-Hellman.

Telegram é gratuito?

O aplicativo é totalmente gratuito e livre de propagandas ou mensalidades, podendo ser baixado em qualquer plataforma de celular, tablet e computador, além de poder ser acessado pela sua versão web. Vale ressaltar apenas que para usá-lo é necessário ter um número de celular, podendo ser de qualquer operadora.

Grupos no Telegram

Os grupos do Telegram podem ter até 200.000 membros cada e são ferramentas de comunicação extremamente poderosas. Aqui estão alguns recursos importantes que os destacam no mundo das mensagens:

  • Histórico unificado: edite suas mensagens após enviar, apague-as para que elas desapareçam para todos.
  • Disponibilidade entre plataformas: acesse suas mensagens a qualquer momento, de qualquer um de seus celulares, tablets ou computadores.
  • Busca instantânea: encontre a mensagem que você está procurando, mesmo entre milhões. Filtre por autor para encontrar mais facilmente.
  • Respostas, menções e hashtags: mantenha facilmente uma conversa e tenha uma comunicação eficiente, não importando o tamanho do grupo.
  • Notificações importantes: silencie o grupo para receber notificações apenas quando as pessoas mencionarem você ou responderem às suas mensagens.
  • Mensagens fixadas: administradores e membros com permissão podem fixar qualquer mensagem para ser exibida na parte superior da tela do chat. Todos os membros receberão uma notificação, mesmo que ignorem as mensagens comuns do grupo.
  • Ferramentas de moderação: adicione administradores que podem apagar mensagens em massa, controlar a entrada de usuários e fixar mensagens importantes. Defina os privilégios de administrador com precisão granular.
  • Permissões do grupo: defina permissões padrão para impedir que os membros publiquem tipos específicos de conteúdo. Ou até mesmo restringir os membros de enviarem mensagens completamente — e permitir que os administradores conversem entre si enquanto todos os outros assistem.
  • Compartilhamento de arquivos: envie e receba arquivos de qualquer tipo, com até 1,5 GB de tamanho cada, e acesse-os instantaneamente em seus outros dispositivos.
  • Grupos públicos: receba um link curto para o seu grupo e torne-o público, como o t.me/publictestgroup. Dessa forma, qualquer pessoa pode visualizar todo o histórico de chat do grupo e participar para postar mensagens.
  • Customização via bots: crie ferramentas personalizadas para qualquer necessidade específica usando nossa Bot API e Bots Inline.

Telegram salva os arquivos?

O Telegram salva todos os dados – incluindo mensagens, fotos, vídeos e arquivos – em nuvem na forma criptografada, não ocupando a memória do celular, tablet ou computador.

A única exceção do aplicativo é através do Timer de Autodestruição, que está disponível para todas as mensagens em chats secretos e para mídias em chats privados. Para definir o timer, basta tocar no ícone de relógio e configurar o limite de tempo desejado. O relógio começa a contar no momento em que a mensagem é exibida na tela do destinatário (recebe dois ticks verdes). Assim que o tempo acabar, a mensagem desaparece de ambos os dispositivos. O aplicativo envia uma notificação se uma captura de tela for realizada.

Posso usar Telegram no PC?

O Telegram pode ser baixado em sua versão desktop em computadores com Windows, macOS e Linux diretamente no site oficial. Também está disponível a versão web do aplicativo, na qual basta entrar utilizando o número de celular cadastrado.

Posso usar Telegram com número fixo?

Infelizmente o Telegram ainda não conta com suporte para números fixos, sendo necessário um número móvel para utilizar o aplicativo. 

Como usar Telegram para empresas?

A plataforma permite a comunicação rápida, direta e organizada com o grande público, além de disponibilizar diversas ferramentas que ajudam na interação de funcionários. A empresa pode criar supergrupos ou canais para transmitir ou trocar informações com os clientes. As diferenças entre grupos e canais são:

  • Supergrupos: permite a inclusão de até 200.000 membros, podendo ser configurado como grupo público ou particular. É possível nomear administradores, estabelecendo quais privilégios cada um terá, definir se o histórico anterior estará disponível para novos membros e fixar mensagens importantes no topo da tela.
  • Canais: são utilizados para transmitir mensagens para grandes públicos, podendo ter um número ilimitado de inscritos. As mensagens publicadas são assinadas com o nome do canal, e não do administrador. Além disso, cada mensagem tem um contador de visualizações que é atualizado instantaneamente e inclui cópias encaminhadas da mensagem, permitindo que o dono do canal verifique o alcance destas.

As pessoas podem ainda procurar usuários, grupos e canais públicos pelo nome no campo de busca, ou entrar utilizando um link gerado pelo administrador.

Além disso, o Telegram disponibiliza uma ferramenta muito útil para empresas: o serviço Bot API, que permite que um desenvolvedor crie um Telegram personalizado, com design próprio e possibilidade de atribuir as ferramentas e os serviços que desejar, inclusive de pagamento via app para qualquer lugar no mundo.

Telegram vs Whatsapp

O Telegram possui vários serviços e vantagens que não estão disponíveis no Whatsapp, sendo os principais diferenciais:

  • Utiliza serviço de nuvem com sincronização contínua, armazenando dados, imagens e vídeos sem gastar nada de memória do aparelho e permitindo o acesso ilimitado de diversos dispositivos ao mesmo tempo - celulares, tablets e computadores.
  • Permite o login em mais de uma conta no mesmo dispositivo, com números diferentes, separando as conversas de cada uma.
  • Possibilita a criação de grupos de até 200.000 pessoas, além de permitir a criação de canais para transmitir para um número ilimitado de pessoas, serviço não oferecido pelo Whatsapp, que limita seus grupos a 256 usuários.
  • Possui infraestrutura de criptografia dupla e contar com múltiplos data centers, tornando o aplicativo mais estável, rápido e muito mais seguro do que os concorrentes, além de possuir o serviço de chat secreto, que não armazena dados em nuvem, conta com mensagens autodestrutivas e bloqueia tentativas de encaminhamento, não deixando rastros nos servidores.
  • Conta com um editor de imagens avançado muito útil para quem gosta de imagens, sendo muito superior aos dos apps concorrentes, além de oferecer serviço de pesquisa de gifs e uma plataforma aberta de stickers, sendo tudo armazenado em nuvem, sem gastar 1 mega a mais de memória do aparelho.
  • Possui seu API (Interface de programação de aplicações) totalmente aberta e ainda oferece uma plataforma chamada Bot API de desenvolvimento de aplicativos, o que significa que qualquer usuário pode criar o seu próprio Telegram, construindo ferramentas especializadas e integrando os serviços que desejar, inclusive de pagamento via aplicativo para o mundo todo.

Posso fazer ligações pelo Telegram?

Chamadas de voz estão disponíveis para os usuários do Telegram em todo o mundo, assim como mensagens de voz.

Posso fazer chamadas de vídeo pelo Telegram?

Chamadas de vídeo estão disponíveis apenas entre 2 contatos. Para grupos maiores ou entre mais pessoas o aplicativo ainda não possui o serviço de chamada vídeo. Porém, ao contrário dos outros aplicativos do tipo, o Telegram permite o envio de mensagens por vídeo, tanto em conversas particulares como em grupo.

Últimas Notícias Oi

Teste de Velocidade

Tim_notícias

Descubra agora como verificar a velocidade da sua internet. Aprenda como medir a velocidade da sua conexão para upload, download e muito mais.

Empreendedorismo

Tim_notícias

A iniciativa de criar o próprio negócio pode transformar o mercado. Entenda tudo sobre empreendedorismo, como dicas, leituras e como abrir MEI.

TIM Black

Tim_notícias

TIM Black é ideal para quem quer usar a internet do celular sem problemas e fazer ligações ilimitadas, com uma cobertura excelente, franquias que não te deixam na mão e uma série de vantagens e benefícios, com aplicativos ilimitados e exclusivos.

Vivo FibraVivo Fibra
DESENVOLVIDO EM
Agênciamacro_krush