Messenger

Nunca foi tão fácil falar com alguém como hoje. O Messenger é um dos aplicativos de trocas de mensagens mais usados no mundo, sendo utilizado por, praticamente, todos os usuários do Facebook, ou seja, por muitos milhões de pessoas. A principal função do Messenger é conectar usuário da rede social, sincronizando-os através da sua lista de amigos e, até mesmo, de pessoas que ainda não são suas amigas.

Telegram

Messenger

Nunca foi tão fácil falar com alguém como hoje. O Messenger é um dos aplicativos de trocas de mensagens mais usados no mundo, sendo utilizado por, praticamente, todos os usuários do Facebook, ou seja, por muitos milhões de pessoas. A principal função do Messenger é conectar usuário da rede social, sincronizando-os através da sua lista de amigos e, até mesmo, de pessoas que ainda não são suas amigas.

O Que É Messenger?

Que tal uma forma rápida, fácil e eficiente de se comunicar? O Facebook Messenger ou, simplesmente, Messenger é um aplicativo de troca de mensagens por texto, voz e vídeo, desenvolvido pelo Facebook. Baseando-se na política de código aberto da empresa, o Messenger faz uso de protocolos que seguem a mesma política de privacidade e metodologia de segurança.

Muito mais do que troca de mensagens. Desde 2015, o aplicativo é tratado pelo Facebook como uma plataforma de comunicação, suportando arquivos e mídias de diversos tipos. Por ter o seu código-fonte aberto, o Facebook incentiva desenvolvedores a criarem aplicativos para rodarem dentro do próprio Messenger. Isso tudo aumenta ainda mais a popularidade desse aplicativo, bem como, as suas funcionalidades.

Messenger Como Funciona?

Tão simples quanto uma conversa ao vivo. As conversas do Messenger apresentam-se na tela do seu aparelho, seja celular, tablet, computador, dentre outros; abrindo uma janela de conversação com altura maior que a largura, com boa parte de sua área destinada a apresentar as conversas e arquivos trocados entre os participantes da conversa, que podem ser 2 ou mais, no caso de grupos, e um espaço onde podem ser digitadas as conversas, onde embaixo aparece o teclado com as letras para serem digitadas. Os menus referentes a conversa se encontram em faixas no cabeçalho e rodapé da janela. Na tela inicial, são listadas todas as suas conversas, com as que ainda não foram lidas em destaque. Durante as conversas, além de textos e arquivos, como os de vídeo e imagens, é possível enviar clipes de voz e fazer chamadas de voz ou de vídeo.

Messenger Funciona Em Qualquer Smartphone?

Em praticamente todos! Desde agosto de 2011, o Messenger está disponível para celulares Android e iOS e, desde outubro do mesmo ano, após uma atualização, também para BlackBerry OS. Mais tarde, no ano de 2014, após anúncio da própria Microsoft, o aplicativo foi disponibilizado para celulares com Windows Phone. Desde essas datas, as funcionalidades do Messenger passaram a ser desagregadas do aplicativo Facebook, apesar de continuarem sincronizadas com ele. Sendo esse o primeiro passo para tornar o Messenger como uma plataforma de conversação paralela ao Facebook.

Posso Usar o Messenger No PC?

É possível, mas ao mesmo tempo não é. Você pode acessar o Messenger através da internet logando em sua conta do Facebook, contudo, uma versão do Messenger desvinculada ao Facebook somente para computadores não existe mais. A história do Messenger Desktop foi curta e conturbada. Tudo começou em novembro de 2011, com sua versão de testes sendo fornecida para usuários selecionados de Windows 7, o sistema operacional da Microsoft vigente na época. O lançamento oficial da aplicação se deu em março de 2012, somente para Windows. Mas, dois anos depois, em março de 2014, a empresa anunciou que o Facebook Desktop seria descontinuado. Isso representou, para os usuários de PC, um duro golpe. Logo, o Messenger não está disponível para computadores. Entretanto, por ter seu código aberto, ele poderá ser, futuramente, usado para aplicações em diversos sistemas operacionais, embora isto não esteja disponível nos planos da empresa. Também poderá ser possível encontrar seu código fonte em outros aplicativos.

Como Instalar o Messenger?

É bastante simples instalar o Messenger, basta ter um smartphone conectado à internet. Como o Messenger é um aplicativo aprovado em todas as lojas de aplicativos, é muito fácil encontrá-lo, apenas pesquisando pelo seu nome. Provavelmente, ele estará na tela inicial por ser um dos mais baixados.

Uma vez localizado o aplicativo, basta clicar em instalar. Este deverá pedir algumas permissões, como acesso aos seus arquivos, localização e chamadas telefônicas. A maioria dos aplicativos pede esse tipo de permissão. Se você concordar, basta garanti-las e continuar com o procedimento.

Por ser um aplicativo bem leve, a instalação levará poucos segundos. Após isso, basta entrar no Messenger e sincronizá-lo com sua conta do Facebook, caso esta não seja feita automaticamente. Caso você já tenha tido alguma conversa na rede social, utilizando o site, por exemplo, elas também estarão listadas no aplicativo.

Durante o uso do Messenger, ele também poderá solicitar permissões de acesso ao seu microfone e câmera de vídeo para realizar chamadas de áudio e vídeo, respectivamente. A regra para negar ou permitir o acesso é a mesma para a instalação do aplicativo.

Messenger É Seguro?

Pode ficar tranquilo que suas conversas não serão vazadas. É bastante seguro. Por vários motivos. O primeiro é a equipe por trás do Facebook, pois a empresa conta com profissionais de várias áreas, especializados em segurança digital, dedicados a garantir a inviolabilidade de seus dados. Até hoje, a criptografia do Messenger nunca foi quebrada.

Outro fator a favor são as atualizações constantes do aplicativo. Isso significa que, mesmo que uma vulnerabilidade seja detectada em uma versão, esse problema logo será corrigido na próxima para que não seja explorada por pessoas mal-intencionadas.

Também, devemos nos lembrar que o Messenger opera sobre código aberto. Para leigos, pode parecer que um código disponível para todos é mais fácil de ser usado e, consequentemente, facilitar a invasão do aplicativo. Na prática, a história se revela como sendo o oposto.

Primeiramente, porque código fonte aberto é diferente de base de dados aberta. Os dados do programa são a parte mais valiosa de qualquer sistema. E esses são protegidos por, a grosso modo, 3 camadas de criptografia, que podem ser subdivididas em muitas outras. A criptografia do Facebook é um segredo empresarial.

Na outra ponta, um código fonte aberto representa uma segurança muito maior para o Messenger. Isso, pois, centenas de desenvolvedores, que criam novas funcionalidades e corrigem falhas de segurança, ajudam a garantir a confiabilidade do aplicativo por todos os lados.

Por isso, os dados são protegidos de ataques externos. Mas e quanto à interferência do próprio Facebook em suas conversas no Messenger? Simplesmente, ela não existe. Primeiramente, porque existe a opção de ativar conversas secretas, onde apenas os participantes da conversa podem acessá-las. Segundo, porque mesmo conteúdos como GIFs e clipes de voz não serem criptografados, eles não podem ser analisados individualmente pelo Facebook, devido ao volume de dados, que é muito grande.

Além disso, a análise de tendências no Messenger é feita por amostragem de grupos, não por análises de dados individuais.

Messenger É Grátis?

Não é preciso botar a mão no bolso para usar o messenger. E não existem planos para se mudar isto. Isso porque a renda do Facebook não vem da cobrança dos usuários do Messenger. A renda vem de pequenos pagamentos, para se promover conteúdo dentro da rede social e venda de análise de tendências para empresas. Além de anúncios patrocinados, é claro.

Vale a pena ficar atento ao uso de dados da sua internet móvel, por isso, é sempre bom ter um plano de celular com Messenger ilimitado, como o TIM Black, que te permite usar o Messenger sem se preocupar. Ligue para 08008788203 e escolha um dos pacotes TIM Black.

Messenger E Inbox São A Mesma Coisa?

Não necessariamente. O inbox é a forma como nos referimos à comunicação privada entre dois usuários do Facebook. Em um desktop, essa comunicação se dá através do próprio site da rede social. No seu smartphone, você utiliza o aplicativo do Messenger. Logo, o Messenger é uma forma de se usar o inbox, que, na prática, refere-se à caixa de diálogos que o aplicativo abre para se fazer a conversação (caixa em inglês é box, por isso, surgiu o termo Inbox).

Messenger Lite

Seu celular está com pouca memória? Sem problemas! O Messenger Lite é um aplicativo, do próprio Facebook, que ocupa menos espaço em seu celular que o Messenger comum. Em contrapartida, essa versão oferece menos recursos do que a versão completa do Messenger. Pessoas com pouca capacidade de espaço ou processamento em seus aparelhos utilizam-se dessa versão por ela ser bem mais leve.

Messenger Gasta Muita Internet?

Isso vai depender muito do seu perfil de uso. Mas, de forma geral, o Messenger gasta menos dados que aplicativos como o YouTube, por exemplo.

Isso porque o aplicativo comprime arquivos multimídia para economizar banda. Por isso, você consegue visualizar aquela foto no aplicativo do celular, mas não consegue um resultado bom quando tenta editá-la no computador, após transferi-la, por exemplo. Dessa forma, ocorre uma grande economia de dados mesmo utilizando fotos, videos e clipes de voz no aplicativo.

Para não se preocupar com o consumo de dados, uma boa ideia é ter um pacote que permita o uso ilimitado do Messenger, como o TIM Black. Para saber mais sobre os planos, ligue para o número 08008788203.

Onde O Messenger Salva As Conversas?

Como estas são sincronizadas de acordo com o Facebook, estas são armazenadas nos próprios servidores da empresa. Sendo assim, você pode acessá-las através do seu perfil no Facebook, ou, então, através do aplicativo em seu celular, suas conversas sempre estarão lá.

Posso Recuperar Mensagens Apagadas?

Se as mensagens forem excluídas permanentemente, não podem ser recuperadas. Entretanto, elas podem estar disponíveis se tiverem sido arquivadas. Dessa maneira, você só poderá acessá-las.

Mas, existe uma forma de recuperar mensagens apagadas, desde que somente você as tenha apagado. Isso porque, diferentemente do Whatsapp (que também é de propriedade do Facebook), quando apagamos uma mensagem, essa ainda fica armazenada na conta do destinatário, mesmo que tenhamos acabado de mandá-la.

Sendo assim, a única solução é solicitar ao receptor. Se este não a tiver apagado também, a conversa poderá ser enviada a você. Contudo, se ele tiver apagado e você também, infelizmente, não tem como recuperar essa conversa.

Messenger E Facebook São A Mesma Coisa?

Não. Isso é uma redução do todo para uma parte. O Messenger sempre foi parte do Facebook e, hoje em dia, apresenta-se como uma plataforma de comunicação semi-independente, que apenas é sincronizada com essa rede social.

Messenger vs Outros Apps de Mensagens

Existe uma infinidade de aplicativos de mensagens: Kik, Telegram, Trello, Skype, Whatsapp e muitos outros. Cada um foca em algum aspecto da conversação e possui funcionalidade e recursos diferentes.

Alguns deles permitem a elaboração de projetos conjuntos em tempo real. Outros permitem um controle maior do fluxo de trabalho. Outros focam mais nas chamadas de áudio e vídeo. Outros apenas se diferenciam por tratarem a criptografia de forma distinta. E por aí vai.

O Messenger se destaca por apresentar inúmeras funcionalidades, pela sua segurança de ponta e por manter um equilíbrio entre esses diversos recursos.

Messenger vs Whatsapp

Atualmente, ambos são aplicativos da mesma empresa, mas antigamente já foram concorrentes. Vale lembrar que os dois são bastante semelhantes em suas funcionalidades, apresentando apenas duas diferenças.

A primeira é a sincronização. Enquanto o Messenger é sincronizado com o Facebook, o Whatsapp é sincronizado com o seu próprio aparelho, através do número de telefone. Logo, o backup do Messenger é feito em tempo real, nos servidores da empresa.

O backup do Whatsapp pode ser automatizado pelo usuário, mas não é feito em tempo real e não é hospedado nos servidores do Facebook. Logo, pode existir uma perda entre uma troca de aparelho e outra. Também pode ser feita a migração de conversas entre um número e outro, utilizando o mesmo backup. Mas a perda também é possível.

Outra diferença é a criptografia. As conversas secretas são automáticas no Whatsapp e todo o conteúdo é criptografado entre o emissor e o receptor. No Messenger, essa opção precisa ser ativada em ambas as pontas e parte do conteúdo pode ser acessado pelo Facebook.

Agora que você sabe bastante sobre Messenger, que tal ter um plano de celular que te permite usar esse aplicativo de forma ilimitada? Com TIM Black, você aproveita o Messenger e diversos outros aplicativos sem descontar nada da sua franquia! Ligue para 08008788203 e escolha o pacote que mais combina com você!

Últimas Notícias Oi

Empreendedorismo

Tim_notícias

A iniciativa de criar o próprio negócio pode transformar o mercado. Entenda tudo sobre empreendedorismo, como dicas, leituras e como abrir MEI.

Telegram

Tim_notícias

O Telegram Messenger é um aplicativo de envio e recebimento de mensagens instantâneas por nuvem que foi criado em 2013 pelos fundadores da VK

TIM Black

Tim_notícias

TIM Black é ideal para quem quer usar a internet do celular sem problemas e fazer ligações ilimitadas, com uma cobertura excelente, franquias que não te deixam na mão e uma série de vantagens e benefícios, com aplicativos ilimitados e exclusivos.

Vivo FibraVivo Fibra
DESENVOLVIDO EM
Agênciamacro_krush